A EMPRESA

Nossa História


Por que Sabor das Índias?


Para responder essa pergunta precisamos voltar ao início do início da empresa. E quando dizemos início, nos referimos à época de adolescente do nosso diretor, Gustavo, que com 17 anos, estava abrindo sua primeira empresa, com o objetivo de vender pimentas.

 

Sua visão e paixão por empreendedorismo o levaram a abrir a Sabor das Índias. Mas, como surgiu esse nome? Gustavo sempre gostou das aulas de história do Brasil. Ele, que nasceu no dia 7 de setembro, dia da independência do país, sempre foi muito patriota.

 

Nas aulas de história, os contos das grandes navegações o marcaram, imaginando os portugueses em seus navios, buscando uma nova rota para a Índia e para o oriente, em busca de especiarias e, principalmente, pimentas!

Com isso em mente, não havia mais dúvidas. Gustavo escolheu para sua empresa um nome que remeteria a um dos primeiros nomes dados ao nosso país, as Índias Ocidentais, que em sua concepção, virou Sabor das Índias.


Transformando pimentas nos melhores sabores desde 1994.
No ano de 1994, na cozinha dos Moreira de Aquino, nascia a Sabor das Índias, empresa especializada em pimentas e molhos gourmet. A ideia surgiu com a pequena plantação de pimentas da família, que sonhava em um dia ter uma indústria. A caminhada foi longa até chegar ao sucesso que é hoje. Foram muitos quilômetros rodados dentro de uma Kombi, na Via Dutra para vender os potes com a iguaria de porta em porta.

O início se deu com o investimento de 300 reais do cheque especial, para poder produzir 30 vidros de pimenta e a confiança em negociá-los no mesmo dia. Para a surpresa de todos, a primeira venda foi um sucesso e a família conseguiu comercializar todos os vidros para uma única pessoa. Hoje, a empresa situada em Vinhedo, interior paulista, comandada pelos irmãos Diogo e Gustavo, exporta diversos itens derivados da pimenta para Angola, Canadá, China, Dubai, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Paraguai, Portugal e Suíça. 



Responsabilidade Socioambiental
Além da excelência nos produtos, a marca tem orgulho de praticar a responsabilidade socioambiental, já que trabalha diretamente com pequenos agricultores, viabilizando assim o sustento de 21 famílias em Minas Gerais, trabalhando também em parceria com instituições com importantes funções sociais e ambientais, como a Fundação ABRINQ, a AMPA – Associação Amigos do Peixe-Boi e o LarCab. Está em processo de certificação ISO 9000, sendo que assim que concluído, será a primeira empresa brasileira do segmento a receber o selo. Outro diferencial da Sabor das Índias é o de utilizar matéria-prima da Amazônia em suas criações, como o Murupi, por exemplo, também adquirida diretamente dos produtores ribeirinhos instalados na região dos rios Negro e Solimões.
Peixes-Boi
Com a criação de uma linha especial de produtos com ingredientes da Amazônia e o nosso interesse em apoiar ações de conservação da fauna brasileira, a Sabor das Índias firmou uma parceria com a Associação Amigos do Peixe-boi da Amazônia – AMPA para apoiar tais iniciativas de pesquisa e conservação de espécies de mamíferos aquáticos da Amazônia.

Parte dos lucros desta nossa linha de produtos é direcionada a AMPA, com foco no Programa de Reintrodução dos Peixes-bois da Amazônia, espécie que se encontra na lista internacional de animais ameaçados de extinção. Este Programa resgata, reabilita, reintroduz e monitora estes animais, num processo que pode durar mais de 10 anos.

A AMPA atua, principalmente, com a reintrodução dos peixes-bois da Amazônia e com monitoramentos de botos-vermelhos em diversos rios e lagos da Amazônia. São atividades de grande importância socioambiental e que possuem custos relativamente altos devido a escala Amazônica. Estas parcerias são fundamentais para fortalecer as ações de conservação dessas espécies e para que cada vez mais as pessoas conheçam o trabalho desta importante Organização sem fins lucrativos. Visite o site: www.ampa.org.br.
Crescimento e Presença Internacional
A empresa, que negociou aproximadamente 150 toneladas de pimenta em 2018, confirmou um crescimento de 30% em 2019. Contando com a experiência em duas feiras internacionais, a Fancy Food Show em Nova York, maior dos EUA no segmento e a CIIE na China, ela participou pela primeira vez da APAS Show, importante feira de alimentos, bebidas, higiene, limpeza, equipamentos e tecnologia para supermercados do mundo, lançando os novos rótulos e sua mostarda especial no pavilhão Internacional. 

Durante o evento, a marca iniciou também uma grande campanha para desmistificar a ideia de que toda pimenta ou produto proveniente dela tenha ardor. 
“Pimenta é sabor e não só ardor. As pessoas precisam conhecer as pimentas sem ardência e as delícias que podem ser feitas com elas”. Diogo Moreira de Aquino, sócio e responsável pelas criações gourmets da Sabor das Índias. 

Share by: