Layout do blog

Nhoque com Antepasto de Biquinho, Azeitona Preta e Mel ao Ragu de Carne

Henrique Scabia • January 12, 2021

1 hora e 30 minutos

4 porções

Medio

Ingredientes:

Para o Ragu

Azeite – 60 ml – 4 colheres de sopa

Cebola picada cubos pequenos – 170 gr – 1 cebola média

Patinho cortado em cubos pequenos – 500 gr

Vinho Tinto seco – 100 ml – ½ xícara chá

Tomate Pelado– 1 Lata

Água – Meia lata do tomate pelati.

Tomate sem semente cortado em cubos – 170 gr – 1 tomate médio

Cenoura ralada – 130 gr – 1 cenoura pequena

Sal e pimenta a gosto

Manteiga – 1 colher de sopa 


Para o Nhoque

Batatas Asterix (Casca Rosa) – 6 unidades médias 1 kg

Papel Alumínio - 1 rolo

Gema de ovo - 2 unidades

Antepasto de Pimenta Biquinho com Azeitona Preta e Mel – 2 colheres de sopa

Noz moscada – a gosto

Sal e pimenta do reino moída – a gosto

Farinha de Trigo - 4 colheres de sopa

Amido de Milho – 4 colheres de sopa

Azeite – para untar 



Para Servir 

Rúcula precoce (folhas novas pequenas) 100 g – 1 pacote pequeno

Queijo Estepe ralado – 100 g – 1 pedaço


Compre aqui nosso Antepasto de Biquinho, Azeitonas Pretas e Mel

Modo de preparo:

  1. Lave as batatas com casca, faça com auxílio de uma faca alguns furos nas batatas e coloque metade por vez no micro-ondas. Por 4 minutos, vire as batatas dentro do micro e coloque mais 3 minutos, ao retirar do micro-ondas embrulhe as batatas no papel alumínio e deixe descansar por 10 minutos para terminar o cozimento em tempo de espera. Faça o mesmo processo com a outra metade das batatas. Quando cozinhamos as batatas na água, elas absorvem mais líquido, precisando assim de mais farinha para dar ponto, deixando o nhoque mais pesado e borrachudo. Assar embrulhadas no papel alumínio em forno convencional, também é uma boa opção.
  2. Corte as batatas ao meio e passe no espremedor de batatas. Utilize a bancada da pia ou mesa para misturar e abrir o nhoque.
  3. Coloque as gemas, o antepasto de biquinho, a noz moscada ralada na hora, o sal, a pimenta, metade da farinha de trigo e metade do amido de milho. Misture.
  4. Acrescente aos poucos a outra metade da farinha de trigo e do amido até que comece a ficar mais seca e não grude na mão. Não coloque toda a farinha de uma vez pois o ponto pode variar de acordo com a qualidade da batata, e ainda iremos utilizar farinha no processo de abertura dos rolinhos.
  5. Jogue um pouco de farinha de trigo na superfície onde irá abrir os rolinhos de nhoque para cortar. Abra rolinhos utilizando as duas mãos, com 1 cm de diâmetro, e corte com aproximadamente 2 cm de comprimento. Trabalhe com a bancada sempre enfarinhada para que os nhoques não grudem
  6. Em uma panela com água fervendo coloque uns 20 nhoques por vez para cozinhar, assim que subirem a superfície, retire com auxílio de uma escumadeira, e coloque em um recipiente untado com azeite. Faça o mesmo processo com o restante.
  7. Coloque o azeite em uma panela de pressão, acrescente a cebola e doure até que comece a caramelizar. Coloque a carne em cubos e frite para selar.
  8. Quando a carne começar a soltar liquido, coloque o vinho tinto, o tomate pelado, metade da lata do pelado de água, o tomate em cubos e a cenoura ralada.
  9. Quando começar a ferver feche a panela de pressão e cozinhe em fogo médio por 30 min.
  10. Após desligar o fogo, aguarde a pressão da panela sair, corrija o sal e a pimenta, e amasse com um espremedor para que desfie os pedaços de carne e legumes. Acrescente a manteiga e misture.


Montagem

Aqueça uma frigideira grande com manteiga, passe os nhoques para selar, coloque em uma travessa grande, cubra com o ragu, decore com as folhas de rúcula e rale o queijo por cima.


Receita do chef Henrique Escábia

Por Ewerton Sabor das índias 24 de agosto de 2021
A chefe Sofia Marinho , consultora e parceira da SDI, não pode deixar de participar desse mês #FomdemostardaSDI . Sabe aquele gosto de festa boa e momentos especiais? Pois é! Esse quitute vai agregar sabor, originalidade e deixar todos querendo mais. Segue a receita:
16 de agosto de 2021
Nossa chef consultora, Keterin Tiscoski, adepta a cozinha natural e prática no dia a dia entrou nesse mês de muito sabor e preparou um frango delicioso para agregar tudo de bom na sua refeição.
8 de julho de 2021
Fica vai ter pizza!
Carne assada em recipiente branco com batatas douradas na borda. A direita dois molhos.
Por Ewerton Sabor das índias 4 de maio de 2021
Uma gastronomia baseada em memórias. Esse é o conceito da Culinária Afetiva ou Comfort Food - uma comida que desperta sentimentos, memórias e lembranças. Com a essência de resgatar lembranças especiais para quem está se alimentando, a cozinha afetiva vem ganhando cada vez mais espaço. Muitas pessoas já se deixaram conquistar pelo chamado comfort food e o segmento ganha força com profissionais dedicados a trazer de volta sensações nostálgicas através do paladar. Marilaura Zanetti, chef e consultora Sabor das Índias, enfatiza que um dos objetivos da culinária afetiva é resgatar o paladar saudável e com memórias que muitas vezes deixamos de lado pela falta de tempo em prepará-los. Para ela é recompensador saber que seu trabalho proporciona memórias afetivas para outras pessoas: “Recentemente fiz uma receita de batata que minha mãe fazia na infância e uma seguidora contou que também fez. Quando ela comeu, correu ligar para a mãe, pois aquele sabor era muito familiar. Então a mãe, que mora em outro país, disse que fazia essa receita quando ela era criança. Ambas choraram e eu também quando soube”, conta a chef. Para celebrar o Dia das Mães com uma receita tipicamente caseira, segue a dica da chef. Maminha assada com Batata Ingredientes 1 peça de maminha de + ou - 1kg 3 colheres (sopa) de manteiga, em ponto de pomada 2 colheres (sopa) de Mostarda Gourmet com Habanero e Manga 1 colher (sopa) de sal 1 colher (chá) de tempero para carne 2 colheres (sopa) de Chimichurri desidratado Para as batatas 3 batatas cortadas em 4 partes 1 cebola cortada em 4 partes Sal 1 galho de alecrim 1 colher (café) de páprica 2 colheres (sopa) de patê de pimenta biquinho com cebola caramelizada (eu usei a da Sabor das Índias) Modo de preparo Lave bem as batatas e corte em 4 partes, igualmente com as cebolas. Misture todos os temperos e reserve. Misture a manteiga, a mostarda, o sal, o tempero para carne e o chimichurri desidratado até formarem uma pastinha. Passe na peça toda com ajuda de uma espátula. Junte as batatas reservadas e leve para assar por 1 hora, coberta com alumínio. Depois disso retire o alumínio, verifique se está macia e deixe dourar.
25 de fevereiro de 2021
30 minutos
Por Creusa Rogato; Giba. 19 de fevereiro de 2021
5 min
Por Victor Marques 26 de janeiro de 2021
A gente sempre fica na dúvida de que alimentos comer nesses dias quentes de verão, não é? Aquela sensação de calor é boa na praia, mas, também reduz nosso apetite e aumenta nossa sede. Para reduzir o desconforto nessa estação, algumas comidas e receitas são recomendadas para uma melhor sensação de bem-estar, assim como para as dietas que rolam nessa época. Então, que alimentos devo comer no verão? Durante a temporada de calor mais forte, devemos focar em alimentos mais nutritivos e com mais água, para proporcionar energia por mais tempo e nos manter hidratados. Para hidratação, não deixar de tomar água e comer alimentos como melancia, pepino, frutas cítricas e outros vegetais com mais água ajudam muito nesse processo. Alimentos como aveia, couve, cenoura e outros grãos integrais trazem fibras para a dieta, contribuindo para aquela sensação de bem-estar, melhorando sua digestão e funcionamento da flora intestinal. Além disso, esses alimentos te deixam com energia com mais tempo, ajudam a diminuir o inchaço do corpo e de quebra, raízes como a cenoura, rica em betacaroteno, ajudam no bronzeado tão desejado. E o que mais? Não pode faltar aquela pimentinha na dieta, né? A pimenta, que é baixíssima em calorias, também ajuda na digestão e no controle do inchaço, além de ser um ótimo termogênico, dando aquela força no projeto verão 2021. As pimentas Sabor das Índias fazem esse trabalho de dar sabor a dieta, sem adicionar calorias ou gorduras. Uma ótima pedida são os mini molhos, fáceis e práticos de usar nas suas refeições e dá até para levar na bolsa! Receitas de verão com Sabor das Índias
Por Henrique Scabia 12 de janeiro de 2021
30 minutos
Por Henrique Scabia 12 de janeiro de 2021
20 minutos
Mais Posts
Share by: