Layout do blog

Paella Marinera

Henrique Escabia • April 30, 2020

6 horas

8 porções

Fácil

Ingredientes:

Caldo

2 cebolas

1 abobrinha italiana

2 cenouras

1 talo de alho poró

2 talos de salsão com folha

Casca com rabo de camarão que sobrar da limpeza dele

1/2 maço de tomilho

2 ramos de alecrim

3 folhas de louro

1 colher de sobremesa de pimenta do reino em grão

6 litros de água


Paella

1 vidro pequeno de azeite

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto (moída na hora)

400 g de camarão cinza médio (peso Sujo, pedir para limpar e guardar as cascas com rabo sem a cabeça)

400 g de camarão rosa médio (peso Sujo, pedir para limpar e guardar as cascas com rabo sem a cabeça)

300 g de lagostim inteiro (pedir para cortar apenas a parte inferior da cauda)

1 lula media limpa cortada em anéis

200 g de mexilhão meia casca

300 g de mexilhão sem casca

1 cebola grande picada

1 talo de alho poró picado

2 envelopes Paellero Carmencita

1 pimentão amarelo sem sementes cortado em cubos pequenos

1 pimentão vermelhor sem sementes cortado em cubos pequenos

3 tomates italianos sem semente picados em cubos

3 xícaras de arroz parbolizado

100 g de ervilha fresca

1 rolo de papel alumínio

3 colheres de sopa de Pimenta Biquinho em Conserva Sabor das Índias

1/2 maço de salsa bem picada

1 limão

Compre aqui nossa Pimenta biquinho em Conserva

Modo de preparo:

Caldo

  1. Lave todos os ingredientes.
  2. Corte a cebola ao meio e coloque em uma caçarola aquecida para começar a dourar.
  3. Acrescente as cascas com rabos de camarão e frite até ficar laranja.
  4. Corte em rodelas a cenoura e abobrinha, corte o talo do alho poró e salsão e junte na panela com a cebola.
  5. Coloque a água, as ervas frescas, a pimenta do reino em grão e assim que começar a ferver abaixe bem o fogo para reduzir durante 2 horas.
  6. Após reduzido, coe o caldo e reserve.


Paella

  1. Tempere separadamente o camarão, a lula e o lagostim com azeite, sal e pimenta do reino moída na hora.
  2. Aqueça a Paellera coloque um fio de azeite e frite rapidamente o camarão cinza, apenas até que fique laranja. Retire e reserve. Em seguida coloque na Paellera um pouco mais de azeite e frite rapidamente os anéis de lula, apenas até tomar forma de anel e retire da panela, coloque junto com o camarão.
  3. Coloque mais azeite na Paellera e acrescente a cebola e alho poró picados, refogue até que comece a dourar. Acrescente o Paellero Carmencita e misture bem com o refogado, se ficar seco coloque mais azeite, será o azeite com paellero o condutor da cor, aroma e sabor diferenciado na paella.
  4. Em seguida acrescente os pimentões cortados em cubos e o tomate, sempre com mais azeite para o refogado não ficar seco. Em fogo alto até que os pimentões murchem um pouco.
  5. Acrescente o arroz parboilizado, as ervilhas frescas (guarde algumas para decorar), e coloque metade do caldo. Misture bem, acrescente um pouco de sal e pimenta moída.
  6. Volte à Paellera o camarão, a lula e o mexilhão e misture.
  7. Nivele sempre a superfície do arroz e coloque mais caldo para que não fique seco.
  8. O tempo e quantidade de caldo pode variar muito de acordo com o material da panela utilizada, o fogão ou fogareiro utilizado, então aqui vai uma Dica importante, experimente sempre o grão de arroz e o caldo, quando o grão estiver na metade do cozimento certifique-se que a quantidade de caldo está ½ cm acima do arroz e o sal está passando um pouco do ponto, este é o momento de montar a decoração para finalizar. Se for preciso coloque um pouco mais de caldo.
  9. Coloque em cima do arroz os camarões rosa inteiros, os lagostins e decore em volta da panela com os mexilhões meia casca, espetando eles no arroz e coloque as ervilhas frescas que sobraram. Os camarões e lagostins irão cozinhar somente no vapor do tempo de espera.
  10. Se a sua Paellera não tiver tampa, cubra com papel alumínio em umas 2 camadas, feche bem as laterais para que o vapor não saia. Desligue o fogo e cubra com uma tolha de pano de mesa. Ela irá descansar por uns 40 minutos para terminar o cozimento em tempo de espera.


Montagem

Passado o tempo de espera, descubra a paella, decore para servir com algumas pimentas biquinho, salsa bem picada e um limão cortado a francesa para servir junto. No prato coloque o arroz, meia concha de mexilhão, um lagostim e um camarão por cima. 


Receita do chef Henrique Escábia

Por Ewerton Sabor das índias 24 de agosto de 2021
A chefe Sofia Marinho , consultora e parceira da SDI, não pode deixar de participar desse mês #FomdemostardaSDI . Sabe aquele gosto de festa boa e momentos especiais? Pois é! Esse quitute vai agregar sabor, originalidade e deixar todos querendo mais. Segue a receita:
16 de agosto de 2021
Nossa chef consultora, Keterin Tiscoski, adepta a cozinha natural e prática no dia a dia entrou nesse mês de muito sabor e preparou um frango delicioso para agregar tudo de bom na sua refeição.
8 de julho de 2021
Fica vai ter pizza!
Carne assada em recipiente branco com batatas douradas na borda. A direita dois molhos.
Por Ewerton Sabor das índias 4 de maio de 2021
Uma gastronomia baseada em memórias. Esse é o conceito da Culinária Afetiva ou Comfort Food - uma comida que desperta sentimentos, memórias e lembranças. Com a essência de resgatar lembranças especiais para quem está se alimentando, a cozinha afetiva vem ganhando cada vez mais espaço. Muitas pessoas já se deixaram conquistar pelo chamado comfort food e o segmento ganha força com profissionais dedicados a trazer de volta sensações nostálgicas através do paladar. Marilaura Zanetti, chef e consultora Sabor das Índias, enfatiza que um dos objetivos da culinária afetiva é resgatar o paladar saudável e com memórias que muitas vezes deixamos de lado pela falta de tempo em prepará-los. Para ela é recompensador saber que seu trabalho proporciona memórias afetivas para outras pessoas: “Recentemente fiz uma receita de batata que minha mãe fazia na infância e uma seguidora contou que também fez. Quando ela comeu, correu ligar para a mãe, pois aquele sabor era muito familiar. Então a mãe, que mora em outro país, disse que fazia essa receita quando ela era criança. Ambas choraram e eu também quando soube”, conta a chef. Para celebrar o Dia das Mães com uma receita tipicamente caseira, segue a dica da chef. Maminha assada com Batata Ingredientes 1 peça de maminha de + ou - 1kg 3 colheres (sopa) de manteiga, em ponto de pomada 2 colheres (sopa) de Mostarda Gourmet com Habanero e Manga 1 colher (sopa) de sal 1 colher (chá) de tempero para carne 2 colheres (sopa) de Chimichurri desidratado Para as batatas 3 batatas cortadas em 4 partes 1 cebola cortada em 4 partes Sal 1 galho de alecrim 1 colher (café) de páprica 2 colheres (sopa) de patê de pimenta biquinho com cebola caramelizada (eu usei a da Sabor das Índias) Modo de preparo Lave bem as batatas e corte em 4 partes, igualmente com as cebolas. Misture todos os temperos e reserve. Misture a manteiga, a mostarda, o sal, o tempero para carne e o chimichurri desidratado até formarem uma pastinha. Passe na peça toda com ajuda de uma espátula. Junte as batatas reservadas e leve para assar por 1 hora, coberta com alumínio. Depois disso retire o alumínio, verifique se está macia e deixe dourar.
25 de fevereiro de 2021
30 minutos
Por Creusa Rogato; Giba. 19 de fevereiro de 2021
5 min
Por Victor Marques 26 de janeiro de 2021
A gente sempre fica na dúvida de que alimentos comer nesses dias quentes de verão, não é? Aquela sensação de calor é boa na praia, mas, também reduz nosso apetite e aumenta nossa sede. Para reduzir o desconforto nessa estação, algumas comidas e receitas são recomendadas para uma melhor sensação de bem-estar, assim como para as dietas que rolam nessa época. Então, que alimentos devo comer no verão? Durante a temporada de calor mais forte, devemos focar em alimentos mais nutritivos e com mais água, para proporcionar energia por mais tempo e nos manter hidratados. Para hidratação, não deixar de tomar água e comer alimentos como melancia, pepino, frutas cítricas e outros vegetais com mais água ajudam muito nesse processo. Alimentos como aveia, couve, cenoura e outros grãos integrais trazem fibras para a dieta, contribuindo para aquela sensação de bem-estar, melhorando sua digestão e funcionamento da flora intestinal. Além disso, esses alimentos te deixam com energia com mais tempo, ajudam a diminuir o inchaço do corpo e de quebra, raízes como a cenoura, rica em betacaroteno, ajudam no bronzeado tão desejado. E o que mais? Não pode faltar aquela pimentinha na dieta, né? A pimenta, que é baixíssima em calorias, também ajuda na digestão e no controle do inchaço, além de ser um ótimo termogênico, dando aquela força no projeto verão 2021. As pimentas Sabor das Índias fazem esse trabalho de dar sabor a dieta, sem adicionar calorias ou gorduras. Uma ótima pedida são os mini molhos, fáceis e práticos de usar nas suas refeições e dá até para levar na bolsa! Receitas de verão com Sabor das Índias
Por Henrique Scabia 12 de janeiro de 2021
30 minutos
Por Henrique Scabia 12 de janeiro de 2021
1 hora e 30 minutos
Mais Posts
Share by: